GuruDaPizzaria
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

10 curiosidades sobre pizza que você tem que saber!

10 curiosidades sobre pizza que você tem que saber!
Matheus Caio Pereira
jan. 31 - 3 min de leitura
000

Todos nesse blog amam ou vivem da pizza. Mas você sabe tudo sobre ela? Existem muitas coisas sobre essa culinária que ainda não conhecemos, e que são muito interessantes, até mesmo na hora de entreter algum cliente que quer ser surpreendido em seu atendimento. Nesse tópico, separei 10 curiosidades interessantes, que foram retiradas da internet, sobre a pizza, que você vai gostar muito de saber.

  1. Sua origem é um pouco questionável:

A tradicional pizza como conhecemos, com molho de tomate, queijo e outros recheios, surgiu em Napoles, na Italia, por volta de 1.520. Porem, existem relatos que, bem antes disso, aproximadamente no século 6 a.C, soldados já assavam um tipo de pão, achatado em seus escudos, podendo ter saído dai a ideia de colocar recheios, e então transformar em pizza.

  1. Primeira pizzaria do mundo:

Se a origem já desperta teorias da conspiração, a primeira pizzaria do mundo não ficaria pra traz. A Antica Pizzeria Port’Alba, em Napoles, na Italia, reclama esse título, já que foi fundada em 1830, e detalhe, funciona até hoje.

  1. O tomate só apareceu depois disso:

Acreditem, em tempos remotos na Europa, acreditava-se que o tomate era venenoso, então só tempos depois, o tomate começou a ser usado como complemento da massa, época em que o tomate começou a se popularizar na Europa novamente.

  1. Pizza no café da manhã, no almoço e na janta.

Se depender de muitas pessoas, essa seria sua rotina diária, até porque, a pizza é um alimento fabuloso. Mas no século XIX, essa era literalmente a alimentação base das pessoas, acredita?

  1. Focaccia x Pizza:

A focaccia é um dos mais antigos e populares pães italianos.  Há quem diga que a verdadeira pizza italiana foi uma tentativa de adaptação da focaccia. A verdade é que desde o surgimento da pizza, o prato passou por diversas transformações. Já a receita da focaccia permanece inalterada.

  1. Existe campeonatos de pizza:

Assim como diversos campeonatos de culinária como vimos na tv, existe o World Championship Pizza, que serve para eleger os melhores pizzaiolos e padeiros do mundo. E possui até um hall da fama por categoria.

  1. É LEI!

Em 2009, A EU (União Europeia) reconheceu Nápoles como sendo o berço da versão tradicional da pizza, o que pôs fim aos diversos questionamentos, porém, ainda existem diversas teorias espalhadas!

  1. Pizza de Margherita

Essa deliciosa pizza foi criada pelo famoso pizzaiolo Raffaele Esposito, uma vez que foi incubido de criar sabores originais de pizza para a rainha Margherita de Sabóia e rei Umberto I. Os sabores são inspirados nas cores da bandeira italiana, e foi um socesso!

  1. Comida da plebe.

Até antes do final do século XIX, a realeza e os nobres torciam o nariz para a pizza, por ser uma comida muito consumida pela plebe, sendo que somente no final desse século, que o pizzaiolo Raffaele, já citado anteriormente, quebrou esse tabu.

  1. Serviu de inspiração para poetas!

No século 1 a.C., o poeta romano Virgílio descreveu em um de seus famosos poemas "Eneida" sobre círculos em forma de pão que muito pareciam com uma pizza.

Gostou do tópico? Confira mais em nosso blog, tenho certeza que ira adorar os mais diversos tópicos que temos para você, pizzaiolo e/ou amante de pizzas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você